DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Projectos de Fim de Curso >
Mestrados >
Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/8349

Título: Plano de Comunicação Integrada para a Marca Ternurissima, Lda
Autores: Figueiredo, Ana C P
Palavras Chave: Comunicação digital
Comunicação integrada
Comunicação organizacional
Plano de Comunicação
Ternurissima, Lda
Data: 3-May-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 FIG
Resumo: A constante evolução tecnológica que caracteriza a sociedade em que vivemos potencia o aumento da informação disponível em todos os lugares e a todo o momento, gerando um clima de sobreinformação e, consequentemente, aumenta o conjunto de mensagens que são enviadas para os públicos-alvo. Neste sentido, a Comunicação e o Marketing assumem-se cada vez mais como ferramentas de gestão essenciais para que as marcas se destaquem e consigam comunicar com os seus públicos-alvo. Neste sentido, o presente projeto teve como finalidade a elaboração de um plano de Comunicação Estratégica Integrada de Marketing (CEIM) para a marca Ternurissima, Lda. A elaboração do referido plano de CEIM dividiu-se em duas grandes partes que correspondem aos capítulos I e II deste documento, a par dos elementos pré e pós-textuais. Na primeira parte procedeu-se à recolha e análise de informações sobre as temáticas da comunicação organizacional e estratégica; marcas e marketing. Para tal recorremos a técnicas de pesquisa documentais clássicas tais como livros, artigos científicos, dissertações de mestrado e doutoramento. Na segunda parte (capítulo II) procedemos à aplicação prática dos conceitos analisados no capítulo I, construindo efetivamente um plano de CEIM para a marca Ternurissima, Lda. Este capítulo foi dividido em oito subcapítulos sendo que, no primeiro se começa por caracterizar a marca em análise e no segundo subcapítulo realiza-se um pequeno diagnóstico estratégico com vista à identificação das principais forças e fraquezas da marca assim como as oportunidades e ameaças da sua envolvente externa. Os restantes subcapítulos referem-se ao planeamento estratégico, planeamento operacional, calendarização, orçamentação total, método de avaliação e, por fim, avaliação preliminar do projeto e considerações finais. No que diz respeito à operacionalização do projeto, importa destacar que é de total responsabilidade da marca Ternurissima, Lda sendo que, o âmbito deste projeto se restringe à elaboração de um plano de CEIM. No sentido de facilitar a operacionalização do projeto, nomeadamente na parte relativa à comunicação digital, foram elaborados um conjunto de conteúdos que são apresentados nos anexos, nomeadamente publicações para redes sociais e reestruturação do website. Por último, importa referir que, após o término do planeamento, a marca iniciou a implementação do plano de comunicação durante dois meses permitindo a realização de uma avaliação preliminar do projeto. Esta avaliação permitiu-nos verificar que esta implementação pode ser considerada como bastante positiva e benéfica para a marca, uma vez que permitiu atingir alguns dos objetivos estabelecidos.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8349
Aparece nas Colecções:Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MC - Ana C P Figueiredo.pdf13950KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega