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Título: MARKETING BANCÁRIO: A GESTÃO DE VENDAS E O MARKETING RELACIONAL
Autores: Tavares, Carla A C
Palavras Chave: Marketing Bancário
Marketing Relacional
Gestão de Vendas
Fidelização
Clientes
Data: 10-Apr-2024
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 TAV
Resumo: No âmbito da resolução do Conselho Superior de Coordenação do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) de 1 de julho de 2011, o relatório de atividade profissional que ora se apresenta reflete aquele que foi o percurso bancário, as experiências profissionais e as atividades desenvolvidas, desde 2001 a 2020, em três Instituições de Crédito, com vista à obtenção do grau de Mestre em Marketing e Comunicação, na área de especialização em Marketing. Com a pretensão de expor de forma clara e detalhada o percurso profissional desenvolvido, o presente relatório foi elaborado em duas partes, sendo a primeira dedicada ao enquadramento teórico-conceptual e a segunda às funções desempenhadas pela autora. Na primeira parte será feito um breve enquadramento e contextualização histórica do setor bancário português. Nesse capítulo será apresentada, também, uma revisão de literatura sobre temáticas como o conceito e a evolução do marketing, os fundamentos do marketing bancário e a relação do marketing bancário com o marketing relacional. A segunda parte do relatório apresentará uma descrição do percurso profissional e explana as competências adquiridas e as ferramentas implementadas no campo de ação do marketing relacional, a sua pertinência e influência no exercício das funções desempenhadas, bem como a sua importância, sobretudo, na gestão das vendas. Atualmente, os bancos operam em mercados cada vez mais competitivos, muito dinâmicos e em constante mutação. Paralelamente, a desconfiança associada ao setor, a exigência do cliente e o poder da informação impõem o desenvolvimento de novas estratégias que permitam identificar, capturar e reter os clientes – estratégias do marketing bancário. Neste contexto, o vigente relatório analisa, demonstra e realça a correlação e complementaridade entre o marketing relacional e o cumprimento dos objetivos comerciais dentro do propósito do marketing bancário. A relação existente entre a instituição e o cliente é a linha condutora deste trabalho. Trata-se, portanto, de um processo desenvolvido com base na experiência prática e que se pretende que constitua uma súmula do conhecimento e das competências obtidas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/9524
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