DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) >
Relatório Estágio TeSP em Gerontologia >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/9526

Título: Relatório de Estágio Curricular – Fundação Laura dos Santos - Moimenta da Serra (Gouveia)
Autores: Manta, Duarte
Palavras Chave: Estágio
Gerontologia
Animação
Utente
Idoso
Data: Sep-2021
Editora: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Relatório da Série N.º: 047.3 MAN
Resumo: O presente relatório é uma componente da Unidade Curricular de Estágio, da área de formação “Em contexto de trabalho”, estabelecido no plano de formação do Curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, da ESECD. Este documento tem como finalidade apresentar o local do meu estágio, descrever e analisar o decurso do mesmo, as atividades realizadas, assim como as aptidões adquiridas e as dificuldades sentidas. O estágio curricular, na Fundação D. Laura Santos – Unidade Geriátrica, concentrou-se, essencialmente, no desenvolvimento de atividades distribuídas por dois pontos-chave: atividades de higiene e conforto (apoio nas higienes; na arrumação do ambiente, tornando-o mais acolhedor e na alimentação) e no apoio à animadora sociocultural e ao acompanhamento de utentes a consultas médicas de especialidade. Também todas as quartas e sextas-feiras e domingos, estava presente no acompanhamento das visitas dos familiares aos utentes da Fundação. Numa perspetiva pontual, menos ativa, mais teórica e recetiva, mas, nem por isso, menos importante para a minha formação, participei em atividades realizadas por técnicos da própria instituição, em especial dos professores de educação física, João Cunha e Tomás Reis, bem como em diferentes convívios. A realização deste estágio, marcado pela diversidade de funções realizadas/desempenhadas, reforçou a minha consciência para a importância da Gerontologia e dos cuidados à pessoa idosa, bem como das formas de animação cognitiva ou mental, de expressão plástica, de expressão e de comunicação, de que nos podemos valer para agir em prol do bem-estar do geronte.
URI: http://hdl.handle.net/10314/9526
Aparece nas Colecções:Relatório Estágio TeSP em Gerontologia

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Duarte Manta_1703469.pdf1486KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega