DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) >
Relatório Estágio TeSP em Gerontologia >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/9528

Título: Relatório de Estágio Curricular – Lar Santa Clara - CFAD (Guarda)
Autores: Mesquita, Liliana
Palavras Chave: Higiene
Gerontologia
Idosos
Estágio
Animação
Data: Feb-2022
Editora: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Relatório da Série N.º: 047.3 MES
Resumo: O presente relatório é um relato de todo o meu trabalho desenvolvido na Unidade Curricular estágio, que teve início no dia 16 de Março e foi concluído no dia 30 de Agosto de 2021, num total de 750 horas. O estágio decorreu no CFAD (Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento) na resposta social (Lar Santa Clara). Assim sendo, pretendo descrever todas as atividades realizadas ao longo do estágio no Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento/Lar de Santa Clara, tendo como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido estabelecendo os objetivos e as estratégias a aplicar no âmbito dos públicos que nos apresentam. Assim sendo a minha missão, depois de um período de ambientação na instituição, comecei a aplicar os conhecimentos que adquiri ao longo do curso que frequentei. Começo por referir que auxiliei na alimentação, nas higienes básicas, nos almoços, lanches e jantares, nas atividades livres e convívio com familiares. Sendo que este auxílio não foi possível concretizer-se no momento em que estive no Lar de Santa Clara, pois devido ao covid 19, os familiares não podiam entrar no lar, sendo assim a animadora e auxiliares de saúde faziam vídeo chamadas, as atividades livres eram feitas com base no que os utentes quisessem fazer. Estes auxílios são as chamadas Atividades de Vida Diária (AVD). Ajudei também a animadora sociocultural a realizar algumas das atividade, tais como o jogo do burro, o jogo da sueca, o jogo do bingo com imagens de animais, o jogo do bowling, a atividade tiro ao alvo. Também visualizei uma ou outra atividade de expressão musical e visualizei também algumas atividades gímnicas que eram feitas duas vezes por semana. Assim como também as atividades religiosas que era os utentes a ouvirem o terso no radio ou na televisão e viam a missa todos os domingos também na televisão. Visto que com o covid 19, não foi possível realizar a missa na instituição do Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento. Durante o tempo de estágio foi-me possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo destes 2 anos de formação conforme estabelecido no plano do Curso Técnico Superior Profissional de Gerentologia da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Durante este tempo, recebi conhecimentos teóricos e práticos que me possibilitaram um enriquecimento pessoal, sendo portanto, uma mais-valia para a minha futura vida profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10314/9528
Aparece nas Colecções:Relatório Estágio TeSP em Gerontologia

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Liliana Mesquita_1701919.pdf760KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega