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Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Ferreira, Maria A P
Palavras Chave: Educação
Inclusão
Multideficiência
Paralisia Cerebral
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 FER
Resumo: O Relatório de Estágio que a seguir se apresenta pretende divulgar o desenvolvimento da prática de ensino supervisionada, das situações colocadas em prática e do contacto tido com os alunos e com a comunidade educativa, de uma aluna do Curso de Mestrado Habilitador para a Docência em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, estágio esse, efectuado na Escola Básica do Bonfim, na cidade da Guarda. Abordam-se aspectos da organização e administração escolar, através de um enquadramento institucional. Os contextos educativos em que ocorreu esta prática de ensino supervisionada são também tratados e dá-se conta da emergência de um novo paradigma educativo, cabendo, nos nossos dias, à escola, não apenas o papel de ensinar, mas também um papel fulcral na educação chamando para si, por força das circunstâncias, muito do que tradicionalmente cabia à família. A escola é também actualmente a principal promotora da Inclusão, pelo que deverá receber cada aluno como se de um membro da família se tratasse, com todas as suas características e especificidades, apresentando respostas educativas cabais para promover o sucesso educativo e de vida de todos os seus alunos. No terceiro capítulo deste relatório faz-se um enquadramento teórico á Escola Inclusiva e apresenta-se a problemática da Paralisia Cerebral (os problemas associados, os factores etiológicos e a classificação). Apresenta-se o caso de uma aluna portadora de paralisia cerebral severa a frequentar uma turma do ensino regular e uma Unidade de Apoio à Multideficiência e analisa-se o processo de inclusão que está a decorrer. As conclusões retiradas enfatizam os recursos materiais e humanos que é necessário disponibilizar para atender estes casos, de forma a ser possível a sua inclusão na escola regular e o empenho de todos os profissionais e parceiros educativos na construção de ambientes e contextos que favoreçam a Inclusão.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1277
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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