DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2259

Título: Trabalhar com os números na educação pré - escolar
Autores: Vale, Paula A S
Palavras Chave: Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
Matemática
Data: 13-Apr-2014
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 VAL
Resumo: O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares. O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar. O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2259
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
EPE 1CEB - Paula Alexandra Simões do Vale.pdf2396KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega