Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/2259
|
Título: | Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
Autores: | Vale, Paula A S |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar Matemática |
Data: | 13-Apr-2014 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 VAL |
Resumo: | O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente.
Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares.
O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho.
No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar.
O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2259 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
EPE 1CEB - Paula Alexandra Simões do Vale.pdf | | 2396Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|