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Título: Integração e Saúde Escolar: Guia de Acolhimento para os Estudantes dos PALOP do IPG
Autores: Lourenço, João C
Palavras Chave: Integração e saúde
Guia
Acolhimento
Estudantes do Ensino Superior PALOP
Data: 11-Jan-2022
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 35 LOU
Resumo: A promoção de um bom acolhimento e integração dos jovens estudantes do Ensino Superior em mobilidade é um fator primordial para a obtenção de ganhos em saúde individual e por consequência, da comunidade a médio e longo prazo. Assim, o presente projeto aplicado tem como objetivo principal construir um guia de acolhimento dos estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa que estudam no Instituto Politécnico da Guarda na vertente integração e saúde escolar. Este projeto inclui uma revisão teórica sobre a mobilidade dos estudantes, sistema educativo e vigilância em saúde em paralelo com os dados obtidos a partir do Gabinete de Mobilidade e Cooperação do Instituto Politécnico da Guarda. Inclui também uma componente prática que integra uma abordagem descritiva aos dados referentes aos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa do Instituto Politécnico da Guarda, obtidos através da aplicação de um questionário. Dos resultados obtidos pela aplicação do questionário destaca-se que a maioria dos estudantes são provenientes de S. Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e maioritariamente são do sexo feminino. Uma minoria tem pelo menos dois filhos, sendo que estes coabitam com os mesmos. Os mesmos ingressam no Instituto Politécnico da Guarda por conta própria ou por apoio familiar. A maioria não tem médico de família e não frequentam o gabinete de enfermagem do IPG. Também se verificou que os gastos mensais efetuados são baixos. Dependem maioritariamente de apoios familiares para suprir as suas despesas. Em geral possuem limitações e dificuldades em todas as variáveis incluídas neste projeto, expondo-os a um risco de abandono escolar, sendo que as recomendações do projeto aplicado sugerem maior intervenção no âmbito da matéria de integração.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5317
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