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Título: O Grau de Satisfação dos Docentes do Ensino Básico e Secundário Público, relativamente ao Processo de Avaliação de Desempenho Docente
Autores: Gonçalves, Catarina S P
Palavras Chave: Administração Púbica
Avaliação de Desempenho Docente
Grau de Satisfação Docente
Data: 14-Mar-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 35 GON
Resumo: No âmbito do Mestrado de Gestão, Ramo Administração Pública, o presente projeto debruçar-se-á sobre o grau de satisfação dos docentes do Ensino Básico e Secundário público, relativamente ao processo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD). A ADD tem levantado questões polémicas, levando a alterações dos modelos avaliativos implementados em Portugal. Hoje parece consensual que deve fazer parte do processo de desenvolvimento profissional dos professores para melhorar a qualidade de toda a atividade educativa. Com o Decreto Regulamentar nº 26/2012 de 21 fevereiro, surge mais uma alteração no processo de ADD, o atual modelo pretende um processo de avaliação simplificado, exigente e rigoroso de forma que o essencial da avaliação se centre na atividade docente de ensino/aprendizagem visando a melhoria dos resultados. Neste contexto, o projeto aqui apresentado tem como objetivo geral aferir o grau de satisfação dos docentes do Ensino Básico e Secundário Público, relativamente ao processo de ADD. Do inquérito realizado podemos concluir que o grau de satisfação dos docentes em relação o atual modelo de ADD é negativo, uma vez que, os docentes consideram o referido modelo como um processo demasiado burocrático e inflexível; injusto devido à atribuição de quotas; causador de uma forte pressão para que a avaliação seja de natureza sumativa em vez de formativa; conduzindo todos estes problemas a um clima de desmotivação e desconfiança entre os professores o que, em consequência, se traduz num trabalho mais individualista e pouco cooperativo. Ficou evidente ainda que a implementação de modelos de ADD deve envolver ativamente os professores e valorizar a atividade docente, de forma a promover uma cultura colaborativa, proporcionando efetivas oportunidades de desenvolvimento e de satisfação profissional, com impacto na qualidade da ação educativa e na melhoria das escolas bem como do serviço que prestam às comunidades em que se inserem.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8117
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