Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Projectos de Fim de Curso >
Mestrados >
Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/8117
|
Título: | O Grau de Satisfação dos Docentes do Ensino Básico e Secundário Público, relativamente ao Processo de Avaliação de Desempenho Docente |
Autores: | Gonçalves, Catarina S P |
Palavras Chave: | Administração Púbica Avaliação de Desempenho Docente Grau de Satisfação Docente |
Data: | 14-Mar-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 35 GON |
Resumo: | No âmbito do Mestrado de Gestão, Ramo Administração Pública, o presente projeto debruçar-se-á sobre o grau de satisfação dos docentes do Ensino Básico e Secundário público, relativamente ao processo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD).
A ADD tem levantado questões polémicas, levando a alterações dos modelos avaliativos implementados em Portugal. Hoje parece consensual que deve fazer parte do processo de desenvolvimento profissional dos professores para melhorar a qualidade de toda a atividade educativa.
Com o Decreto Regulamentar nº 26/2012 de 21 fevereiro, surge mais uma alteração no processo de ADD, o atual modelo pretende um processo de avaliação simplificado, exigente e rigoroso de forma que o essencial da avaliação se centre na atividade docente de ensino/aprendizagem visando a melhoria dos resultados.
Neste contexto, o projeto aqui apresentado tem como objetivo geral aferir o grau de satisfação dos docentes do Ensino Básico e Secundário Público, relativamente ao processo de ADD.
Do inquérito realizado podemos concluir que o grau de satisfação dos docentes em relação o atual modelo de ADD é negativo, uma vez que, os docentes consideram o referido modelo como um processo demasiado burocrático e inflexível; injusto devido à atribuição de quotas; causador de uma forte pressão para que a avaliação seja de natureza sumativa em vez de formativa; conduzindo todos estes problemas a um clima de desmotivação e desconfiança entre os professores o que, em consequência, se traduz num trabalho mais individualista e pouco cooperativo.
Ficou evidente ainda que a implementação de modelos de ADD deve envolver ativamente os professores e valorizar a atividade docente, de forma a promover uma cultura colaborativa, proporcionando efetivas oportunidades de desenvolvimento e de satisfação profissional, com impacto na qualidade da ação educativa e na melhoria das escolas bem como do serviço que prestam às comunidades em que se inserem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/8117 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
RESUMO_GAP - Catarina S P Gonçalves.pdf | | 921Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|