Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/1267
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Vieira, Helena |
Palavras Chave: | Afetividade Ensino e aprendizagem Interação Relação professor/aluno |
Data: | May-2012 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 VIE |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão das teorias sobre o desenvolvimento de Piaget e Erikson e alguns seguidores, como Vygotsky e Wallon, correlacionando-as com a afetividade e a influência na aprendizagem. O processo de ensino e aprendizagem não faz distinção entre corpo (organismo) e a mente (cognição) e, deste modo, o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças ocorre em simultâneo.
As várias teorias conferem à afetividade um insubstituível valor para o desenvolvimento psíquico humano. Os vínculos afetivos estabelecem-se desde a infância e influenciam a construção da personalidade das crianças. Estes vínculos emocionais propiciam, às crianças, ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e a sua acomodação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1267 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
PES - Helena Alexandra S Vieira.pdf | | 353Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|