DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1267

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Vieira, Helena
Palavras Chave: Afetividade
Ensino e aprendizagem
Interação
Relação professor/aluno
Data: May-2012
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 VIE
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão das teorias sobre o desenvolvimento de Piaget e Erikson e alguns seguidores, como Vygotsky e Wallon, correlacionando-as com a afetividade e a influência na aprendizagem. O processo de ensino e aprendizagem não faz distinção entre corpo (organismo) e a mente (cognição) e, deste modo, o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças ocorre em simultâneo. As várias teorias conferem à afetividade um insubstituível valor para o desenvolvimento psíquico humano. Os vínculos afetivos estabelecem-se desde a infância e influenciam a construção da personalidade das crianças. Estes vínculos emocionais propiciam, às crianças, ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e a sua acomodação.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1267
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
PES - Helena Alexandra S Vieira.pdf353KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega