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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1283

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Monteiro, Bruno
Palavras Chave: Leitura
Plano Nacional de Leitura
Escola
Professores
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 MON
Resumo: O estudo que aqui se apresenta está organizado em três partes: a primeira incide no enquadramento institucional, ou seja, na descrição da organização e administração escolar do Agrupamento de Gouveia, no ano lectivo 2010/2011; a segunda patenteia uma breve descrição e reflexão do processo de Prática de Ensino Supervisionada no referido Agrupamento, reflectindo-se sobre aspectos relativos às observações e regências de várias aulas; e a terceira parte recai numa investigação acerca das concepções que os professores têm acerca da importância de hábitos de leitura. Os discursos sobre as baixas competências de literacia dos alunos motivaramnos a realizar o presente estudo, no intuito de compreender a forma como os professores se posicionam face à prática da leitura. O sucesso que podemos alcançar, tanto a nível social como pessoal e profissional, depende muito da compreensão que advém da leitura e da importância que lhe atribuímos. Assim, torna-se pertinente que a leitura seja feita de forma a que nos consigamos tornar leitores fluentes e críticos, capazes de compreender o verdadeiro significado da mensagem transmitida pelo texto. Neste contexto, a família e a escola possuem uma função primordial na transmissão do gosto pela leitura. No entanto, apesar da importância da leitura, os estudos mostram que a situação de Portugal, no que concerne à literacia, é preocupante. Para ajudar a combater este facto criou-se o Plano Nacional de Leitura, o qual apresenta programas, estratégias e actividades para promover os hábitos de leitura. Pretende-se, assim, assegurar que todas as crianças tenham acesso a livros e, desta forma, aumentem os níveis de literacia. É, portanto necessário, que se promovam actividades que motivem as crianças à leitura e que tenham uma abordagem lúdica, principalmente para crianças que tenham alguma reticência relativamente a esta prática. Torna-se, então, importante reflectir profunda e criticamente sobre os hábitos de leitura nas nossas escolas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1283
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

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