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Título: Relatório de Estágio Curricular – IPSS Florinhas do Vouga (Aveiro)
Autores: Amaral, Susana
Palavras Chave: Animação Sociocultural
Florinhas do Vouga
Data: 2011
Relatório da Série N.º: 047.32 AMA
Resumo: Quando se fala num relatório não se fala numa mera transcrição de materiais estudados ou investigados, mas sim de uma parte essencial de um trabalho de estudo e investigação, ou seja, de uma componente prática. Este relatório insere-se no âmbito de uma unidade curricular designada como “estágio curricular”, relativa ao curso de Animação Sociocultural, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda, com a qual se pretende que sejam aplicadas as componentes teóricas e práticas leccionadas ao longo dos três anos. O estágio teve lugar na Instituição Particular de Solidariedade Social “Florinhas do Vouga”, mais propriamente numa das suas valências sociais, situada no bairro de Santiago, no centro da cidade de Aveiro, o “Laboratório de Saberes”. Este foi realizado seguindo um plano (anexo 1) por um período de três meses, com horário das 9h e 30m às 17h, fazendo uma interrupção para almoço das 12h e 30m às 14 h. Tendo em conta que se trata de um local onde as pessoas são vítimas e também se vitimizam de preconceitos excluindo-se da sociedade onde estão inseridas, esta instituição e falando mais especificamente do “Laboratório de Saberes”, pretende desmistificar este facto e ajudar os indivíduos a enfrentá-lo. Deste modo, a animação sociocultural neste espaço assume-se como um conjunto de acções que são propostas pelo agente (animador) ao grupo em questão, com o objectivo principal de promover nos seus membros atitudes de participação activa no seu próprio desenvolvimento quer social quer cultural. Assim sendo, ajuda a enfrentar certos problemas como os referidos anteriormente, que levam muitas vezes a que os indivíduos tenham uma atitude passiva na vida social, isolando-se. Deste modo, o presente relatório encontra-se dividido em três partes: num primeiro capítulo consta a caracterização da Instituição, que consiste numa análise mais específica acerca da “Florinhas do Vouga”. Posteriormente, no segundo capítulo, pode-se observar uma contextualização teórica acerca do que é a Animação Sociocultural e tudo o que esta implica, dando especial ênfase à exclusão social, e como o animador sociocultural poderá contribuir para minimizar este facto ou ajudar os indivíduos a enfrenta-lo e a combatê-lo. Por último, e não menos importante, o terceiro capítulo, que retrata a parte prática, ou seja, tudo o que foi realizado durante os três meses no “Laboratório de Saberes”, tendo em conta os seus objectivos, público-alvo, e aplicação do que foi analisado no capítulo anterior.
URI: http://hdl.handle.net/10314/448
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