Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/7741
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Barbas, Ana C B |
Palavras Chave: | Educação Pré-Escolar Primeiro Ciclo Poesia Criança Estratégias de Atividades |
Data: | 27-Feb-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 BAR |
Resumo: | O presente relatório foi estruturado de acordo com o regulamento da prática de ensino supervisionada dos cursos habilitadores à docência do Instituto Politécnico da Guarda.
As práticas de ensino supervisionadas que se realizaram em instituições do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico permitiram colocar em prática conhecimentos adquiridos para com as diferentes faixas etárias com que tivemos o prazer de ensinar e aprender; experienciar a realidade das instituições de educação e refletir sobre esta mesma realidade e as práticas pedagógicas desenvolvidas.
A infância de uma criança é, maioritariamente, marcada por histórias que preenchem e enriquecem o seu imaginário. A poesia, como corrente literária, estudada e investigada pelos contemporâneos, é vista como um meio de desenvolvimento cognitivo e social que tem contributos fundamentais na evolução da criança, mas nem sempre é valorizada no meio escolar.
Assim, o presente relatório pretende explorar a importância pedagógica da poesia no crescimento e desenvolvimento da criança e posteriormente apresenta algumas estratégias de atividades a serem realizadas em ambiente pré-escolar com vista à promoção e valorização da poesia. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/7741 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Ana C B Barbas.pdf | | 2469Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|