DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Projectos de Fim de Curso >
Mestrados >
Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/9308

Título: AS PLATAFORMAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO OPERADOR PÚBLICO TELEVISIVO PORTUGUÊS
Autores: Mendonça, Rodiajano
Palavras Chave: Televisão
RTP
Plataforma Digital de Informação e Comunicação
RTP Play
Data: 15-Mar-2024
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 MEN
Resumo: A RTP foi a primeira emissora de televisão a ser implementada em Portugal, tendo iniciado as emissões regulares em 1957. No âmbito do curso de mestrado em Marketing e Comunicação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, foi desenvolvida uma dissertação denominada “As Plataformas Digitais de Informação e Comunicação do Operador Público Televisivo Português”. Deste modo, este estudo tem como diversos objetivos, nomeadamente: compreender o conceito de plataforma digital de informação e comunicação; aprofundar o conhecimento sobre o atual contexto de atuação das plataformas digitais de informação e comunicação no campo televisivo e identificar e entender as principais características das plataformas digitais de informação e comunicação disponibilizadas pela RTP. Neste contexto, foi analisado o site oficial da RTP e as plataformas RTP Play e a RTP Arquivos, de modo a apurar e compreender as características das mencionadas plataformas digitais de informação e comunicação. Para isso, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo que combina os métodos qualitativa e quantitativa. O presente estudo permitiu concluir que os utilizadores podem assistir às emissões em direto e/ou recuperar programas dos vários canais televisivos e radiofónicos disponibilizados, de forma gratuita e sem restrições de acesso, pelo operador público de rádio e televisão português em qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet. Por outro lado, conclui-se que o público, em geral, tem a oportunidade de conhecer momentos relevantes da história do país, desde os primórdios da televisão até os dias atuais, o que enriquece o conhecimento sobre a cultura e a sociedade portuguesa ao longo do tempo.
URI: http://hdl.handle.net/10314/9308
Aparece nas Colecções:Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MMC - Rodiajano Mendonça.pdf4210KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega